top of page

O que é Trajetologia Científica?

Here we go!
 

Um dos problemas mais presentes na imaginários dos profissionais que procuram colocações e recolocações no mercado de trabalho é: como tornar meu currículo mais atrativo para os contratantes? Desta feita, conhecer melhor as expectativas dos selecionadores e empregadores amplia as chances de sucesso. E a experiência nos mostra que nesse momento qualquer aumento de chances, mesmo que fosse mínimo, seria uma ajuda importante para que já está em uma situação de fragilidade.

 

De um outro prisma as empresas buscam ampliar a segurança de seus processos de aquisição de talentos para mitigar riscos, custos e erros. Todavia a primeira ferramenta de contato entre empresa e pretendente a colaborador, muitas vezes, deixa a desejar ou é subestimado no processo de seleção, perdendo a sua função: carta de apresentação para se tornar um instrumento repleto de esperanças e vazio de chances. 

 

No decorrer de meus parcos 15 anos de docência e 20 anos de mercado não me foi possível chegar as conclusões sobre os conteúdos e nem sobre as formas mais valorizadas no que se tange aos currículos que recebemos. Não havendo muitos estudos sistematizados, baseados em dados e com evidências científicas sobre o assunto.

 

Desta forma observamos que um dos problemas a serem primeiramente resolvidos é a falta de uniformização visual e de estrutura dos currículos que são enviados em recebidos nas empresas. A preocupação desta pesquisa não é propor uma eugenia dos currículos, muito menos supor que a forma é mais importante que o conteúdo visa apenas, e tão somente, propor uma estrutura de informações que amplie suas chances de ter seu currículo apreciado pelas empresas que foram alvo dele

 

Outro elemento que demanda nossa atenção é a falta de uma visão científica no que tange o estudo dos currículos e sua construção. É importante salientar que um currículo é mais que uma mensagem de busca por emprego, é um resumo de toda experiência profissional, pessoal, acadêmica, sonhos, valores, objetivos e missão de vida, sendo um importante artifício, pois sintetiza a obra-prima de sua vida. Se torna necessário, pelo prisma desta pesquisa, criarmos a cultura e a ciência para melhor relatarmos nossas informações, publicitando assim nossas realizações sendo objetivo desta pesquisa, e logo deste artigo, propor a criação da área de Trajetologia Científica, termo cunhado pelo autor do texto para definir a nova área de estudo sobre currículos. O termo Curriculum Vitae deve ser traduzido do Latim como trajetória de vida, desta forma o com a união de 2 termos Trajetória = Currículum e Logia =Estudo, temos que Trajetologia é o estudo de currículo e o fato de usarmos uma visão científica para aumentar as chances de sucesso cunha o termo TRAJETOLOGIA CIENTÍFICA

SABER MAIS

SOBRE

NÓS ?

QUEM É FLÁVIO ALEXANDRE CAVALCANTENascido no interior do Estado do Rio de Janeiro, em uma comunidade muito carente, saiu de casa para tentar a sorte em Brasília, deixando para traz a mãe para ter acesso a uma educação de qualidade.  Radicado em Brasília onde viveu por  12 anos focou seus esforços em ter uma educação completa, com acesso aos melhores livros das bibliotecas públicas e adquirir cultura geral que apenas uma cidade cosmopolita como a Capital Federal pode oferecer. Vislumbrando uma possibilidade de crescimento pessoal, após atingir aos 22 anos o cargo de Diretor de uma multinacional, Flávio optou por qualidade de vida em detrimento ao dinheiro, escolhendo Vitória (Espírito Santo) para morar. Foi recebido de braços abertos e se apaixonou pela terra que se tornou cidadão em 2009, recebendo a comenda de Cidadão Capixaba pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Cidadão Vila Velhense em 2016.

 

Professor universitário e de Pós-graduação divide seu tempo entre a carreira acadêmica e a profissional onde atua como empresário e consultor nas áreas de Gestão, Carreira e Educação. Mas nem só de trabalho vive um homem e investindo na literatura (técnica e não-técnica) escreveu 15 livros, roteiros para cinema, peças teatrais, poemas e músicas.

Como pessoa Flávio Cavalcante investe grande parte de seu tempo e dinheiro em projetos sociais que atenderam mais de 350 mil pessoas (Arca do Saber), sempre focado no aprender, desenvolver e criar. Os projetos vigentes são focados na formação profissional das pessoas de maneira gratuita e também na criação de uma nova geração de leitores no Brasil.

Graduado em Administração de Empresa / Comércio Exterior em Brasilia (2002) e mestrado em Teatro, Cultura e Educação. Pós graduado em Comércio Exterior, Logística, Petróleo, MBA em Recursos Humanos,  MBA em Marketing e Pós em formação em docência superior - Cursa Doutorado na Flórida/USA.

 

Atualmente é consultor sócio - Unitté Mentoring Consultoria, da Amais consultoria em Desenvolvimento Institucional. Membro do PMI (Project Management Institute), do IIBA (International Institute of Business Analysis) e da ABMPP (Association of Business Management Process Professional). Diretor Presidente do www.u-hyle.com, Palestrante, Escritor e Pesquisador.

bottom of page